quinta-feira, 19 de maio de 2011

Floresta amazonica = Equilíbrio Ecológico

A floresta amazônica é exuberante, não apresentando traços de deficiência de nutrientes. Essa situação resulta da interação adaptativa das diversas formas de vida dos diferentes nichos ecológicos ao longo de sua história evolutiva. As plantas superiores (vegetais que possuem raiz, caule, folhas, flores, sementes e, em alguns nos casos, frutos) produzem matéria orgânica mediante a fotossíntese, armazenando energia disponível para outras formas de vida. Milhares de organismos utilizam e decompõem essa matéria orgânica que, reciclada, torna novamente disponível os elementos químicos essências ao crescimento e à reprodução das plantas (bactérias e fungos, por exemplo, decompõem os dejetos de minhoca e lesmas que se alimentam de folhas caídas das plantas; os componentes se misturam à Terra e formam húmus; as raízes; as raízes das plantas absorvem o húmus e os nutrientes nele contidos). A ruptura desses ciclos vitais desequilibram o ecossistema, diminuindo sua capacidade de fixação de gás da sua capacidade de fixação de gás carbônico pelas fotossínteses.

Da mesma forma, os ciclos com o nitrogênio dependem principalmente da integração de microorganismos e plantas superiores. Os insucessos da agricultura na região amazônica devem-se em grande parte à ruptura desses ciclos.

O atual equilíbrio ecológico da Amazônia é mantido pela cobertura vegetal, isto é, pelos ecossistemas florestais. As descobertas científicas das últimas três décadas de mostram que a floresta tem funções básicas: ela mantém a fertilidade do0 solo em níveis razoáveis para a sobrevivência dos seres vivos e controla o equilíbrio hídrico e térmico dos ecossistemas, além de preservar, além de preservar a qualidade das águas, a umidade e a temperatura do solo e do ar, o nível e a distribuição das chuvas. Todas essas funções interagem e dependem da alta diversidade de seres vivos presentes (2/3 da biodiversidade total do planeta) e da capacidade da floresta de reciclar o vapor d”água da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário