quinta-feira, 19 de maio de 2011

Floresta amazonica = Geomorfologia

Predominam na Amazônia conjuntos de relevos com altitudes inferiores a 250 metros acima do nível do mar. A região tem mais de 3.400 quilômetros de comprimento na direção leste-oeste e 2000 quilômetros de largura na direção norte-sul. Nela podem ser identificadas áreas relativamente recentes, formadas nos últimos 6 mil anos, e outras formadas pelos terraços construídos no pleistoceno, entre glaciações, há cerca de 100 mil anos.

A área formada pelo Planalto Amazônico é delimitada ao norte pelo Planalto das Guianas (de acordo com a nova nomenclatura do relevo brasileiro dividido em duas unidades: a Depressão Marginal Norte-Amazônica, com altitudes entre 200 e 300 metros, e os Planaltos Residuais Amazônicos, com altitude média de 1.200 metros), cujo ponto mais elevado é o pico da Neblina, na serra do Imeri, com 3.014 metros de altitude.

Essas terras baixas amazônicas limitam-se ao sul pelo antes denominado Planalto Central Brasileiro (atualmente dividido em treze partes diferentes, com altitudes variáveis entre 100 metros e 1.400 metros) e, a oeste, com a Cordilheira dos Andes.

( esse arquivo foi tirado de sitis e usado em sala de aula )

Nenhum comentário:

Postar um comentário