quinta-feira, 19 de maio de 2011

Floresta amazonica = Solo e Clima

As altas temperaturas e as chuvas intensas fizeram a grande maioria dos solos da Amazônia perder sua estrutura e seus nutrientes naturais.

Esses solos são ácidos e pouco férteis; os mais ricos estão sobre substratos alcalinos em Rondônia e algumas áreas do Pará e do Acre.

Entre os diversos fatores que determinam o clima da região contam-se a localização geográfica, o relevo, as características das massas de ar que atingem a área, a incidência de energia solar e a cobertura vegetal. Cerca de 60% da energia solar que incide sobre a Amazônia serve para a evaporação de água, diretamente e mediante a transpiração das plantas. O restante aquece o ar e realiza outros processos; entre 1% e 2% produzem matéria orgânica por meio da fotossíntese realizada pela floresta. Uma das características climáticas mais importantes da Amazônia é a pequena variação de temperatura durante o dia e também no decorrer do ano. As temperaturas médias oscilam pouco mais de 1º C de um mês a outro. Essa constância da temperatura e a alta umidade do ar definem o clima da maior parte da Amazônia, quente e úmido o ano todo. Os ventos sopram predominantemente de leste, trazendo ar quente e úmido do Atlântico. Nos meses de inverno no Hemisfério Sul, frentes frias vindas da Antártica atingem ocasionalmente a Amazônia, provocando “friagens”. As precipitações (chuvas) são elevadas, com uma média de 2.400 milímetros por ano, mas variam conforme a localização: os índices são altos perto do oceano, diminuem até a região central e depois aumentam gradativamente até as encostas dos Andes, onde são registrados mais de 8.000 milímetros por ano.

Medidas realizadas em bacias hidrográficas recobertas por florestas densas demonstram que 75% das águas precipitadas voltam à atmosfera como vapor, os 25% restantes penetram no solo ou escorrem, dando origem aos pequenos rios chamados igarapés. Na Bacia Amazônica, entre 60% e 70% da água da chuva volta à atmosfera por evaporação/transpiração. O restante forma os rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário